quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Entrevista com Geraldo de Décio





Geraldo de Décio,(Geraldo Lacerda) Aluno do Maestro Álvaro Campos tornou-se um exímio músico que animou os festejos da região do Araripe durante 20 anos, e por gerações como um dos incentivadores da continuação da Banda de músicos de Araripina, homem de presença forte que impõe respeito e disciplina, mas que durante nossa conversa demonstrou sua sensibilidade ao se lembrar do seu professor e Maestro Álvaro Campos, sendo impossível conter-se e segurar a lagrima que escorria e era lentamente enxugada com a brisa que por ali passava, dando a impressão que a saudade daquele tempo de alegria se eternizara  ao elevar seus pensamentos as lembranças da época de músico.
    
Hely Alen: Conte-nos como aconteceu  seu aprendizado na Banda do Maestro Álvaro Campos?

Geraldo de Décio: Eu quando era menino, seu Álvaro campos me convidou pra fazer parte da banda, eu fui e comecei bater bombo, caixa, surdo, e assim por diante, ai então começou a me ensinar música foi fácil e eu aprendi, o  primeiro instrumento que ele me deu foi o bombardino, eu tocava bombardino na banda, eu tinha uns 14 (quatorze) anos mais ou menos 13 (treze), ai fiquei tocando bombardino até formar a banda, passei uns 20 (vinte) anos tocando na banda sob a regência de seu Álvaro, depois veio o mestre Raimundo Vital onde tinha um filho que era clarinetista muito bom Assis Vital, na minha época tinham os colegas músicos: Liberato Cruz um rapaz de Simões que era alfaiate aqui, tinha Silvestre Gonçalves de Sousa que residia aqui perto do Luiz Correa ainda hoje tem a casinha dele, Severino Bentinho que ta vivo ainda, Cícero Pacifico, Zezinho na Trompa,  Alcides de Leopoldo no tarol e como trombonista na banda tinha Liberato e Pedro Bandeira. 

Hely Alen: Qual a maior lembrança que tem dessa época?

Geraldo de Décio: Foi na época da guerra, que até, na vitoria quando terminou a guerra nos saímos nas ruas todas tocando, ainda era seu Álvaro o Maestro. Não sei qual foi o motivo que ele arranjou esse maestro pra vir reger essa banda, por sinal, era um bom músico seu Raimundo Vitório, mas como chefe era péssimo.

Hely Alen: Quais os locais que a banda se apresentava?

Geraldo de Décio: Nos íamos tocar no Araripe, Pio Nono, Salitre,no Morais todo ano agente ia no tempo de seu Álvaro, eram alguns lugares que a Banda se apresentava. Muito boa a banda desse tempo, havia ordem, todo mundo gostava de seu Álvaro por isso que agente obedecia a ele, não era com ignorância que ele dominava não, ele era o líder, Álvaro Alvinho Campos era o nome dele, ele é de Jardim-CE, chegou aqui novo ficou viúvo, depois se casou-se, ficou viúvo em Bodocó, mas ele gostava muito de musica, gastava o dinheiro do bolso dele das despesas, dava comida a musico, as vezes passava um musico aqui aperriado como Chacoca e outros ele dava hospedagem.

Hely Alen: Nas suas lembranças, em qual ano a banda parou?

Geraldo de Décio: Eu fui embora quando voltei não encontrei mais a banda, eu fui pra São Paulo para o Rio, quando cheguei tinha se acabado.

Hely Alen: A atual Banda era presença certa nos festejos de Serra Branca e região levado por sua comitiva, eram tempos bons!


Geraldo de Décio: Eu a levei para serra branca quando o prefeito era Valmir, ai certas coisas foram desgostando agente esvaneceu até de incentivar mais os músicos, mais eu gosto muito de música, eu me dou bem com os músicos atuais todos são homens bons, direitos.


Hely Alen: Deixe-nos uma mensagem para aqueles que gostam de música?

Geraldo de Décio: O que eu quero dizer é que ajudem a bandinha, não a deixem morrer, é a única cidade do interior de Pernambuco de Salgueiro pra cá que tem uma banda boa é Araripina, e graça ao prefeito Valmir Lacerda que municipalizou, e deu incentivo, ele gosta também, até hoje ta funcionando.

Hely Alen: Somos grato pela suas palavras memoráveis e veneráveis a música, Lembrado por alguns como um exímio musico da época de ouro do Maestro Álvaro Campos, é prestigiado com saudades pelos músicos da banda atual, era freqüente a comitiva do Senhor Geraldo com a atual Banda Maestro Álvaro Campos tocando e animando os festejos e aniversários em Serra Branca, Araripe-CE e região. Grande homem e  personalidade da nossa cidade e região, um adorador e incentivador da nossa bandinha. São inesquecíveis as lembranças na sua fazenda em Serra Branca que os músicos ainda hoje relembram com saudades e a satisfação do convivido com vossa presença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA SEMPRE O BEM E DEIXE SEU COMENTÁRIO