sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Entrevista com José Gilmar da Silva


Gilmar 
Jose Gilmar da Silva, trombonista natural de Araripina/PE, com quase 24 anos dedicado a musica, o único  aluno do Maestro Geraldo Moises em atividade na Banda em Araripina , esteve juntamente com Flavio Daniel na Regência da Banda nos anos de  1999 a 2008, hoje é o 1º trombone de vara e instrutor na escolinha de musica da Banda Maestro Álvaro Campos.

Hely Alen: Como surgiu a musica e a Banda Maestro Álvaro Campos em sua vida?

Gilmar: Foi através do meu colega de teatro Ciro Bala, ele comentara que estava montando uma banda de musica na cidade convidando-me a participar, eu com 18 anos nem imaginava em ser musico, era mais por diversão, mas no fim deu certo, me matriculei na escola de musica, as aulas eram ministradas pelo Maestro Geral Moises defronte a prefeitura, com meus colegas de turma: Olimpio, Cesar, Anchieta, Ciro, estudei teoria musical  e  a pratica foi no trombone em sib, entrei na Banda nos festejos da Padroeira do distrito Moraes em 29 de julho de 1988.

Hely Alen: A regência da banda, como aconteceu?

Gilmar: Na saída do regente Marcos Jobá, o prefeito da época Emanuel Bringel através de Paulo Januário reuniu-se com a turma da Banda de Musica e os mesmos indicaram eu e Flávio para regência interina, o tempo foi passando e tudo dando certo, então nos ficamos regendo por quase 10 anos a Banda.
Hely Alen: Diga-nos uma lembrança marcante que a banda lhe proporcionou?
Gilmar: São muita lembranças memoráveis, porem o dia 29 de julho de 1988, a minha estréia tocando na banda nos festejos da padroeira do distrito Moraes, é um dos momentos inesquecível da minha vida.

Hely Alen: Analisando esses anos todos, como você ver a banda?

Gilmar: A Banda quando iniciou na época do Maestro Geraldo Moises, apesar de ter apenas 11 músicos, tinha uma qualidade musical muito melhor, devido ao nível de formação dos músicos da Paraíba, hoje a banda esta com muitos aprendizes, mais o nível é muito bom também, ainda mais que, naquela época a Banda era muito bem assistida e incentivada pelo ex-prefeito Dr. Valmir Lacerda o fundador da Banda.

Hely Alen: Deixe uma mensagem para nossos amigos leitores?

Gilmar: Vou usar uma pequena frase que meu Maestro Geraldo Moises que dizia,  “Uma cidade sem Banda de Música é uma cidade triste”.

Hely Alen: Meu nobre colega Gilmar, a cultura Araripense agradece pela dedicação a Banda de Musica Maestro Álvaro Campos, seja na animação como na formação de novos músicos,  dando continuidade ao legado do Maestro Geraldo Moises,  nos sabemos que ser musico não é apenas uma profissão, mas  um modo de vida e liberdade, galgado com muita perseverança e esforço, afinal, nosso intuito principal é distribuir pensamentos musicais  através dos sons, pois a musica sempre foi a linguagem da alma.

Araripina – PE, 29 de Novembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA SEMPRE O BEM E DEIXE SEU COMENTÁRIO